Programa Analítico


O novo Sistema de Gerenciamento Curricular (Catálogo)

 

Com o apoio da DTI, estamos disponibilizando o novo Sistema de Gerenciamento Curricular – Sisgec

Compõem o Sistema Sisgec: controle e gerenciamento de Programas Analíticos de disciplinas; edição das propostas de criação e alteração de Programas Analíticos; geração das Matrizes Curriculares dos cursos de graduação; geração de relatórios com diversas informações dos Currículos dos Cursos; elaboração dos Planos de Ensino das disciplinas; dentre outras.

Além de testar várias consistências, o Sistema Sisgec possui a função de diagnosticar erros na geração de propostas de criação e alterações em disciplinas e nas Matrizes Curriculares dos cursos, garantindo correções já na abertura de um processo de alteração.
Uma outra importante ferramenta é permitir a validação das propostas de criação e alterações, sem a necessidade do retrabalho no lançamento das informações aprovadas, bastando um comando de aprovação para validar as mudanças, com a transferência para o novo catálogo.

Como determinado pela Resolução 11/2016/CEPE, foi previsto um cronograma para o preenchimento das novas informações nos Programas Analíticos em um Formulário eletrônico provisório. Com a conclusão do novo Sistema Sisgec antes do previsto, o Formulário eletrônico deu lugar ao novo sistema e novas datas foram definidas, em função da necessidade ou não da abertura de processo eletrônico. Também em observância à Resolução 11/2016/CEPE, a não inclusão de todas as informações solicitadas poderá implicar na impossibilidade de oferta das disciplinas.

Calendário:

17/set/2018: Último dia para a chegada dos processos, via SEI, de criação ou alterações em disciplinas existentes.

Caso tenham sido realizadas criação e as alterações relacionadas abaixo, necessariamente deverá ser aberto processo no SEI:
i) no nome da disciplina,
ii) na carga horária,
iii) na distribuição da carga horária,
iv) no semestre de oferecimento,
v) nos cursos a serem oferecidas,
vi) nos pré e co-requisitos, e
vii) no conteúdo.
Os processos poderão ser abertos apenas para uma disciplina ou para um grupo de disciplinas com similaridades (por exemplo: ser oferecida apenas para um curso).
Se o curso apresentar alterações no Projeto Pedagógico – PPC, os processos de alterações em Programas Analíticos serão “anexados” ao processo do PPC.
Após a criação ou alterações, é necessário a “Finalização” do lançamento no sistema Sisgec

01/nov/2018: Último dia para a inclusão eletrônica (no novo Sistema Sisgec) das novas informações solicitadas na Resolução 11/2016/CEPE ou alterações em itens do Programa Analítico permitido sem a abertura de processo.
Após a inclusão e alterações, é necessário a “Finalização”.

Pode ser incluído ou alterado sem a abertura de processo:
i) objetivos da disciplina,
ii) ementa,
iii) metodologia,
iv) carga horária de estudo, e
v) bibliografia.

Suporte por telefone PRE
Álvaro: 3899-3381
Carmem: 3899-3382
Luiza: 3899-3493
Paulon: 3899-3312