Cepe define novo Ambiente Virtual de Aprendizagem para UFV

A partir de 2021, o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) será o novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFV, substituindo o PVANet, criado, pela própria instituição, em 2003. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em reunião ocorrida na quinta-feira (29). O Moodle é um software livre que vem sendo adotado em quase todo o mundo por instituições de ensino (básico e superior) públicas e privadas para o oferecimento de cursos virtuais e apoio aos presenciais.

A decisão do Cepe se baseou no levantamento realizado por três comissões, nomeadas pelo reitor Demetrius David da Silva no último mês de setembro. O trabalho delas tinha em vista a possível substituição do PVANet, já sinalizada por estudos preliminares realizados por técnicos da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead). A proposta era a de que as comissões fizessem uma análise comparativa entre os AVAs Moodle e Google Classroom, os mais utilizados pelas instituições federais de ensino superior do Brasil, conforme levantamento informal da Andifes.

Os objetivos das comissões foram analisar os aspectos pedagógicos dessas plataformas, a integração delas com os sistemas da UFV e os seus aspectos financeiros. Dentre as diversas razões de se ter optado pelo Moodle está o fato de ele ser mais completo, com diversos módulos que permitem atender demandas de diferentes áreas do conhecimento. Também influenciaram na escolha a possibilidade de customização de sua interface, permitindo imprimir a identidade visual da UFV, e a utilização de diferentes perfis de usuário, que vão além dos de professor e estudante.

Segundo a comissão responsável por analisar os aspectos pedagógicos das plataformas, o Moodle dispõe ainda de maior variedade de ferramentas de avaliação e de atividades e também de acompanhamento do aprendizado. Além disso, por ter código aberto, abre possibilidades de desenvolvimento, permitindo, assim, a criação de ferramentas que atendam demandas futuras. Diferentemente, o desenvolvimento do Classroom dependeria exclusivamente da empresa que o mantém.

O reitor da UFV explica que a falta de investimentos no PVANet nos últimos anos acabou tornando a sua linguagem defasada, inviabilizando, inclusive, tecnicamente a sua atualização. Para que ela ocorresse, seria necessário, conforme o coordenador da Cead, professor Francisco de Assis de Carvalho Pinto, grande investimento de recursos financeiros, tempo e dedicação de pessoal especializado. Ele destaca a qualidade do PVANet que, em sua opinião, desde que foi criado, serviu muito bem à Universidade que, agora, tem novas demandas. Por essa razão, na avaliação do reitor, a migração para outro AVA se revela como a melhor opção face à importância estratégica do ambiente virtual de aprendizagem e à urgência de se atender à comunidade acadêmica com mais eficiência neste aspecto.

A previsão, conforme Francisco de Assis, é a de que a integração do Moodle com os sistemas acadêmicos da UFV ocorra em seis meses e que ele já comece a ser utilizado, de forma experimental, no primeiro semestre de 2021. A comunidade acadêmica ainda continuará usando o PVANet por mais um ano, até a migração total para o Moodle. A expectativa do coordenador da Cead é a de que, com o novo AVA, a UFV evolua ainda mais no ensino a distância e também no apoio a disciplinas, usando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).