Programa Analítico


Preenchimento do Novo Formulário do Programa Analítico de Disciplinas (Resolução 11/2016/CEPE)

Até 11/08/2017 – Complementação de informações nos Programas Analíticos das Disciplinas oferecidas no semestre 2017/IIDevem ser preenchidas as novas informações aprovadas pelo CEPE: objetivos (ABA COMPLEMENTO); metodologia e distribuição da carga horária (SEM ALTERAÇÃO DA CARGA HORÁRIA TOTAL). Também podem ser feitas alterações na ementa ou no ordenamento das unidades e subunidades do conteúdo (ABA CONTEÚDO), desde que não seja alterado o conteúdo programático. Além disso, pode ser feita a atualização da bibliografia.

A complementação de informações deve ser feita até o final da primeira semana de aula do segundo semestre de 2017 (11 de agosto). Para proceder a essa complementação, não há necessidade de abertura de Processo. Após concluir o preenchimento do formulário, clicar na opção Finalizar e Entregar.

 Até 08/12/2017  Complementação de informações dos Programas Analíticos das Disciplinas oferecidas no semestre 2018/I

Devem ser preenchidas as novas informações aprovadas pelo CEPE: objetivos (ABA COMPLEMENTO); metodologia e distribuição da carga horária (SEM ALTERAÇÃO DA CARGA HORÁRIA TOTAL). Também podem ser feitas alterações na ementa ou no ordenamento das unidades e subunidades do conteúdo (ABA CONTEÚDO), desde que não seja alterado o conteúdo programático. Além disso, pode ser feita a atualização da bibliografia.

A complementação de informações deve ser feita até o final do segundo semestre 2017 (08 de dezembro). Para proceder a essa complementação, não há necessidade de abertura de Processo. Após concluir o preenchimento do formulário, clicar na opção Finalizar e Entregar.

IMPORTANTE: Caso já tenha sido aberto Processo de alteração do Programa Analítico da disciplina, via SEI ou cópia física, o Coordenador da Disciplina deverá complementar as informações no novo formulário e clicar na opção Finalizar e Entregar do formulário, sem a necessidade da abertura de novo processo.

Até 28/08/2017  Propostas de alterações nos Programas Analíticos: Carga Horária, Conteúdos, Pré ou Correquisito, Semestre de Oferecimento, Cursos para os quais será Ofertada a Disciplina, Recursos Auxiliares ou Modalidade de Oferecimento (presencial ou semipresencial).

Nesse caso é necessária a abertura de Processo no SEI e tramitação, de acordo com o MIPA.

A instrução inicial desse Processo deverá conter:

  1. a justificativa, preenchida no SEI;
  2. a versão atual do Programa Analítico (gerar em PDF no sistema de formulário, ANTES de proceder as alterações propostas, salvar e inserir no SEI); e
  3. a nova versão do Programa Analítico (gerar em PDF no sistema de formulário, APÓS proceder as alterações propostas, salvar e inserir no SEI).

Para que as alterações propostas sejam realizadas em  2018, o Processo deverá chegar à PRE até 28 de agosto de 2017, já aprovados pelas instâncias colegiadas. Os Processos que chegarem à PRE após esta data serão analisados, caso a caso e, se possível, implementados.

IMPORTANTE: Caso já tenha sido aberto Processo de alteração do Programa Analítico da Disciplina, via SEI ou cópia física, o Coordenador da Disciplina deverá complementar as informações no novo formulário e clicar na opção Finalizar e Entregar do formulário, sem a necessidade da abertura de novo processo.

.

 

Dúvidas: Ramais 3381 ou 3383